UNIVERSIDADE
DA AMAZÔNIA – UNAMA
CENTRO
DE ESTUDOS SOCIAIS APLICADAS - CESA
Anderson Costa
Jordan Magave
Rodolfo Farias
ANALISE
SEMIÓTICA DO COMERCIAL GO BEYOND THE COVER
Ananindeua
2011
Anderson Costa
Jordan Magave
Rodolfo Farias
ANALISE
SEMIÓTICA DO COMERCIAL GO BEYOND THE COVER
Trabalho
apresentado ao curso de Graduação em Comunicação Social – Publicidade e
Propaganda da Universidade da Amazônia. Semiótica da Comunicação. Turma 4PPN1.
Ananindeua
2011
ANALISE
SEMIÓTICA DO COMERCIAL GO BEYOND THE COVER
A analise partiu da semiótica francesa
levando em consideração os três níveis analíticos, nível fundamento, nível
narrativo e nível discursivo para estudar o comercial Go beyond the cover, comercial de uma marca de cosmético americano,
Dermablend.
O comercial é composto de cinco fases, a
primeira é quando a frase How do you
judge a book? surgi lentamente e logo após entra a fase do personagem que
sente de frente. Em um segundo momento o mesmo personagem passa por uma
transformação mostrando o processo de maquiagem e em seguida é revelado a linha
de produtos Dermablend e por fim a ultima frase Go beyond the cover.
As categorias semânticas percebidas em
todo o comercial foram:
Aparência Revelar
Escolher Oculto
Definir Agitação
Imagem Insatisfação
Ser Agressividade
Reflexo Liberdade
Essas categorias foram percebidas ao
longo do comercia Go beyond the cover
em vários momentos como exemplo podemos destacar a pergunta inicial da
propaganda que diz: como você julga um livro? (How do you judge a book?) na
qual destacamos a categoria semântica Aparência, Imagem, Definir. Também
podemos destacar Agitação por causa da musica; Oculto, Revelar, Agressividade,
Ser ao processo de demaquilação e maquiagem do personagem em conjunto com a
mostra da linha do produto antes do termino do comercial e por fim Liberdade
quando a frase “Vá além da aprência” (Go
beyond the cover) surgi no final do comercial.
A oposição semântica é dada a partir do
próprio personagem e do processo de maquiagem. Inicialmente pensamos que o
jovem possuiu uma aparência comum, um padrão típico que a sociedade adota como
normal, mas ao longo do comercial o rapaz começa a revelar o seu interior, o
seu verdadeiro ser escondido por baixo de uma “pele maquiagem” e quando
chegamos ao final e nos deparamos com a sua verdadeira imagem percebemos como
ele realmente é. Assim determinamos que a oposição semântica é:
Ocultar (maquiar) x Revelar (demaquilar)
Ou seja, o que tínhamos como a imagem
real do personagem era o oculto, o que escondia o verdadeiro eu, o ser real do
rapaz. Enquanto a imagem final seria a revelação, o ser como é. Tudo isso parte
de uma ideia já construída inicialmente pela pergunta How do you judge a book?
Que já nos direcionava e nos preparava para o que estávamos vendo era apenas
uma capa e não o conteúdo real.
A manipulação contida neste comercial é
dada em três momentos:
O primeiro está contido na pergunta
inicial How do you judge a book? Que provoca, instigue o telespectador a pensar
como julgamos um livro ou até mesmo uma pessoa, seja por sua aparência, sua
capa, sua roupa ou cor de pele. A frase nos faz pensar nisso e no além, em como
nos vemos e como queríamos que fossemos vistos realmente.
A intimidação é feita pelo personagem
que mantém seus olhos fixos, com rosto tenso e gestos firmes que são
direcionados ao telespectador do comercial.
Por fim a sedução que é constituída
quando a linha de produto Dermablend surgiu na tela alternando a forma de
revelação do mesmo, uma hora vai do borrado para o definido, do distante para o
próximo, movimento rotatório e pelo uso das cores preto e branco que sugeri
definição e verdade.
Assim definimos que a pessoa ou grupo
responsável pela constituição desse comercial tinha como objetivo mostrar como
a linha de maquiagem é ótima que pode até esconder o verdadeiro eu de uma
pessoa, a fim de mostrar também que podemos ser facilmente enganados pela
aparência que as pessoas possuem ou a imagem que elas constituem quando é
necessário.
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