sábado, 3 de dezembro de 2011

ANALISE SEMIÓTICA DO COMERCIAL GO BEYOND THE COVER


UNIVERSIDADE DA AMAZÔNIA – UNAMA
CENTRO DE ESTUDOS SOCIAIS APLICADAS - CESA






Anderson Costa
Jordan Magave
Rodolfo Farias









ANALISE SEMIÓTICA DO COMERCIAL GO BEYOND THE COVER













Ananindeua
2011
Anderson Costa
Jordan Magave
Rodolfo Farias

















ANALISE SEMIÓTICA DO COMERCIAL GO BEYOND THE COVER




Trabalho apresentado ao curso de Graduação em Comunicação Social – Publicidade e Propaganda da Universidade da Amazônia. Semiótica da Comunicação. Turma 4PPN1.



Ananindeua
2011
ANALISE SEMIÓTICA DO COMERCIAL GO BEYOND THE COVER
A analise partiu da semiótica francesa levando em consideração os três níveis analíticos, nível fundamento, nível narrativo e nível discursivo para estudar o comercial Go beyond the cover, comercial de uma marca de cosmético americano, Dermablend.
O comercial é composto de cinco fases, a primeira é quando a frase How do you judge a book? surgi lentamente e logo após entra a fase do personagem que sente de frente. Em um segundo momento o mesmo personagem passa por uma transformação mostrando o processo de maquiagem e em seguida é revelado a linha de produtos Dermablend e por fim a ultima frase Go beyond the cover.


As categorias semânticas percebidas em todo o comercial foram:
Aparência                                           Revelar
Escolher                                             Oculto
Definir                                                           Agitação
Imagem                                              Insatisfação
Ser                                                      Agressividade
Reflexo                                              Liberdade
Essas categorias foram percebidas ao longo do comercia Go beyond the cover em vários momentos como exemplo podemos destacar a pergunta inicial da propaganda que diz: como você julga um livro? (How do you judge a book?) na qual destacamos a categoria semântica Aparência, Imagem, Definir. Também podemos destacar Agitação por causa da musica; Oculto, Revelar, Agressividade, Ser ao processo de demaquilação e maquiagem do personagem em conjunto com a mostra da linha do produto antes do termino do comercial e por fim Liberdade quando a frase “Vá além da aprência” (Go beyond the cover) surgi no final do comercial.
A oposição semântica é dada a partir do próprio personagem e do processo de maquiagem. Inicialmente pensamos que o jovem possuiu uma aparência comum, um padrão típico que a sociedade adota como normal, mas ao longo do comercial o rapaz começa a revelar o seu interior, o seu verdadeiro ser escondido por baixo de uma “pele maquiagem” e quando chegamos ao final e nos deparamos com a sua verdadeira imagem percebemos como ele realmente é. Assim determinamos que a oposição semântica é:
Ocultar (maquiar) x Revelar (demaquilar)

Ou seja, o que tínhamos como a imagem real do personagem era o oculto, o que escondia o verdadeiro eu, o ser real do rapaz. Enquanto a imagem final seria a revelação, o ser como é. Tudo isso parte de uma ideia já construída inicialmente pela pergunta How do you judge a book? Que já nos direcionava e nos preparava para o que estávamos vendo era apenas uma capa e não o conteúdo real.
A manipulação contida neste comercial é dada em três momentos:
O primeiro está contido na pergunta inicial How do you judge a book? Que provoca, instigue o telespectador a pensar como julgamos um livro ou até mesmo uma pessoa, seja por sua aparência, sua capa, sua roupa ou cor de pele. A frase nos faz pensar nisso e no além, em como nos vemos e como queríamos que fossemos vistos realmente.


A intimidação é feita pelo personagem que mantém seus olhos fixos, com rosto tenso e gestos firmes que são direcionados ao telespectador do comercial.
Por fim a sedução que é constituída quando a linha de produto Dermablend surgiu na tela alternando a forma de revelação do mesmo, uma hora vai do borrado para o definido, do distante para o próximo, movimento rotatório e pelo uso das cores preto e branco que sugeri definição e verdade.
Assim definimos que a pessoa ou grupo responsável pela constituição desse comercial tinha como objetivo mostrar como a linha de maquiagem é ótima que pode até esconder o verdadeiro eu de uma pessoa, a fim de mostrar também que podemos ser facilmente enganados pela aparência que as pessoas possuem ou a imagem que elas constituem quando é necessário.

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